As descobertas

As descobertas

João Faria está de parabéns!

João Faria

Taquidermista, embalsamador, pintor, atleta, artesão, museólogo, fotógrafo e Benfiquista ferrenho… estas são algumas das actividades de João Faria, uma daquelas figuras típicas que fazem a identidade de um lugar. É um monumento vivo que deambula pelas ruas da cidade de Pombal. Steven Spielberg ter-se-á inspirado nas suas roupas para dar vida a Indiana Jones, que é no fundo o João Faria dos grandes ecrãs.

Faria (como é por todos conhecido) nunca foi estrela no grande ecrã, no entanto todos os conhecem na cidade. Já apareceu na televisão uma vez no Herman Sic onde popularizou as formigas Telelele, uma espécie que o João baptizou e que se justiça houvesse no mundo seria esse o nome científico das mesmas. Também no ecrã, o nosso Taquidermista é estrela de uma campanha publicitária de uma campanha da Foto Cardal. Quem nunca viu o anúncio basta visitar o Café Concerto de Pombal, e estar atento à televisão onde Faria surge no anúncio a fazer dele próprio, vestido com uma pele de um animal, como se de um homem das cavernas se tratasse, indo à Foto Cardal revelar os seus negativos, já que esta é uma das últimas paixões de João Faria – a fotografia.

Mas o que o torna conhecido é a sua alergia invulgar. Quando vai em expedição pela Serra da Sicó, Faria raramente vem de mãos a abanar. A sua alergia faz com que ao passar pelos fósseis fique arrepiado, funcionando como um detector de fósseis natural.

E é mais um desses achados que estamos aqui a comemorar. Era uma injustiça nunca ter falado dele aqui. É uma figura que muito estimo em Pombal, sempre sorridente e entusiasmado pelas suas descobertas. Exímio contador de anedotas, tive oportunidade de o ouvir contar algumas anti-portistas no último almoço do Benfica de Pombal. Sempre que o vejo pelas ruas de Pombal parece que o meu dia melhora instantâneamente e penso muita vez que no dia em que o Faria já não deambular pelas ruas de Pombal, a cidade não será mais a mesma….